Júlio Rafael de Aragão Bozano (1936) é um empresário brasileiro nascido no Rio Grande do Sul. É listado pela revista Forbes como um dos homens mais ricos do mundo.

Nos anos 60 fundou com o economista e ex-ministro da Fazenda Mário Henrique Simonsen aquele que viria a ser o maior banco de investimentos do país, o Bozano, Simonsen – modelo para outras instituições, como o Banco Garantia e o Banco Pactual.

Nos anos 90 revelou seu caráter arrojado quando adquiriu numa só tacada várias participações em empresas nos leilões de privatização – Usiminas, Companhia Siderúrgica Tubarão, Cosipa, Banco Meridional e, a maior estrela, Embraer. O feito lhe rendeu o apelido de “barão das privatizações”, e Bozano entrou para a história como o homem capaz de identificar oportunidades em negócios aparentemente arruinados e de transformá-los em geradores de dinheiro. A maioria das empresas foi vendida por Bozano por valores superiores aos da compra, e entre as poucas que restaram está a Embraer, comprada por 118 milhões de dólares e hoje avaliada em mais de seis bilhões.

Bozano é um dos 17 brasileiros listados no ranking das pessoas mais ricas do mundo pela revista Forbes, com patrimônio estimado em 1,6 bilhão de dólares. Chegou a ter sob seu controle 40 companhias, com faturamento anual somado de 1,8 bilhão de dólares, reunidas sob a holding Cia Bozano, Simonsen. No entanto, nos últimos anos, tudo o que os executivos da holding têm feito é vender. Obedecem à decisão do patrão de transformar o patrimônio em dinheiro e organizar a herança enquanto ele faz o que mais gosta: cuidar de seus cavalos em seu haras em Bagé e aproveitar a vida ao lado da segunda mulher, a veterinária Inês de Castro, de 33 anos, e do filho caçula, Giulio, de quatro anos.

Do seu primeiro casamento com socialite Iza Bozano teve Patricia Bozano, que cuida dos negócios da familia. Foi a forma que Bozano encontrou para fechar o capítulo de sua vida dedicado aos negócios.

Bozano é um grande entusiasta do turfe nacional sendo o proprietário do maior haras de criação de cavalos de corrida do Brasil, o Haras Santa Maria de Araras.

FONTE:wikipedia

Anúncios